segunda-feira, 28 de março de 2011

CONSELHOS DE UMA PSICÓLOGA PARA TERAPEUTAS INICIANTES


EM ALGUNS ANOS DE CLÍNICA APRENDEMOS MUITO SOBRE O TRATO COM O PACIENTE.  EMBORA EXISTAM DIVERSAS TÉCNICAS E LINHAS DE PSICOTERAPIA, ALGUMAS POSTURAS DO TERAPEUTA SÃO FUNDAMENTAIS PARA QUE O TRATAMENTO SEJA LEVADO ADIANTE.
    REGRA 1 – OUÇA, OUÇA, OUÇA.OUÇA E OUÇA DE NOVO. COLOQUE-SE NO LUGAR SE SEU PACIENTE. COMO VOCÊ IRIA SE SENTIR SE EM MENOS DE 5 MINUTOS DE RELATO (ESPECIALMENTE NAS PRIMEIRAS SESSÕES) SEU TERAPEUTA INVADISSE TUA FALA , CONSTRUINDO PRECOCEMENTE TEORIAS A TEU RESPEITO, QUERENDO IMPÔ-LAS A QUALQUER CUSTO? PSICÓLOGOS NÃO SÃO ADVINHAS. POR MAIS QUE A PRÁTICA TORNE MAIS FÁCIL IDENTIFICAR DINÂMICAS OU PADRÕES DE COMPORTAMENTO, É FUNDAMENTAL OUVIR E COLETAR DADOS SUFICIENTES PARA AS HIPÓTESES TRAÇADAS. OBSERVE E ACOLHA SEU PACIENTE. ELE, MAIS DO QUE NINGUÉM SENTE E SABE DE SUAS DORES  E IMPASSES. OUÇA, DEMONSTRANDO COMPREENSÃO. O PACIENTE QUE NÃO SE SENTE COMPREENDIDO E ACOLHIDO PROVAVELMENTE INTERROMPERÁ A TERAPIA.
    REGRA 2 – TATO.  O SETTING TERAPEUTICO NÃO É LOCAL DE PRÁTICAS DE SADISMO DO TERAPEUTA. SE VOCÊ SENTE UM PRAZER ESPECIAL  EM DESESTABILIZAR O PACIENTE, ACREDITANDO QUE ISTO É TERAPIA, TALVEZ SEJA MELHOR VOCÊ DEVOLVER TEU REGISTRO  E  MUDAR DE PROFISSÃO. PESSOAS VÃO PROCURAR PSICOTERAPIA PORQUE  ESTÃO EM SOFRIMENTO OU PORQUE QUEREM “SE CONHECER”. NINGUÉM BUSCA UM TERAPEUTA PARA “LEVAR PATADA”, SER TRATADO COM ASPEREZA E ARROGÂNCIA. QUESTIONO MUITO CERTAS PRÁTICAS E CERTOS TERAPEUTAS QUE SE JULGAM VERDADEIRAS ESTRELAS POR APLICAREM SUA “COICETERAPIA”. EXISTEM DIVERSAS MANEIRAS DE APONTAR QUESTÕES IMPORTANTES, SEM QUE O PACIENTE  SAIA ARRASADO E COM “TRAUMA” DE PSICÓLOGO.
     REGRA 3 – TRANSFERÊNCIA E CONTRATRANSFERÊNCIA SÃO FENÔMENOS REAIS E ACONTECEM TANTO NO SETTING TERAPÊUTICO QUANTO NO COTIDIANO DE QUALQUER UM. INDEPENDENTE DA “LINHA” QUE VOCÊ SIGA, ESTEJA ATENTO PRINCIPALMENTE AOS SENTIMENTOS QUE O PACIENTE DESPERTA EM VOCÊ.  CASO SEJA NECESSÁRIO, FAÇA SUPERVISÃO, PARA CONSEGUIR LIDAR COM SENTIMENTOS NEGATIVOS OU EXAGERADAMENTE IDENTIFICATÓRIOS.  SE JULGAR CONVENIENTE, INDIQUE UM COLEGA PARA DAR CONTINUIDADE AO PROCESSO. É BOM PARA TODOS.
A SEGUIR TRECHOS DE SESSÕES QUE SERVEM DE LIÇÃO SOBRE O QUE NÃO FAZER .TODOS OS NOMES SÃO FICTÍCIOS.
    CASO   A- “ PATRÍCIA” , 40 ANOS, ESTÁ MAGOADA E EM CRISE NO CASAMENTO. INSEGURA, REVELA AO TERAPEUTA QUE PEGOU O MARIDO EM SITES DE PROSTITUTAS E DE RELACIONAMENTOS EXTRACONJUGAIS. O SEXO ENTRE ELES É RUIM. O MARIDO SEMPRE ESTÁ CANSADO E DIFICILMENTE TEM EREÇÃO. CONTA, AINDA, QUE VIU O MARIDO TECLAR COM “RITINHA”, GAROTA DE PROGRAMA QUE FAZIA STREAP PELA CAM. APÓS A QUEIXA, O PSICÓLOGO SOLTA A “PÉROLA”: VOCÊ QUERIA SER A RITINHA?  (ESBOÇANDO UM SORRISO IRÔNICO,  CONFORME RELATO).
OBSERVEM A ATITUDE DESTE PROFISSIONAL. ELE FOI COMPLETAMENTE MACHISTA, RIDICULARIZOU A PACIENTE E COLOCOU-SE NUMA POSIÇÃO DE IDENTIFICAÇÃO COM O MARIDO,  SINALIZANDO QUE A PACIENTE ESTAVA COM INVEJA DA PROSTITUTA.  O QUE ESTE COMENTÁRIO COMPLETAMENTE INADEQUADO PRETENDIA EVOCAR NA PACIENTE? UM TERAPEUTA OPOSTO DE RECEPTIVO E ACOLHEDOR.
    CASO B – “FÁTIMA”, 32 ANOS, ESTÁ EM CRISE. TEM DIFICULDADE DE ENCONTRAR UM BOM RELACIONAMENTO, SENTE-SE PRESSIONADA A CASAR,  TEME FICAR SOZINHA E SOLTEIRA. APÓS A QUEIXA, O TERAPEUTA DIZ: “ PUXA, LINDINHA, EU ENTENDO VOCÊ. MULHERES DA SUA IDADE ESTÃO SOZINHAS MESMO OU ENTÃO SAEM COM HOMEM CASADO. VOCÊ SAI COM HOMEM CASADO?TENHO PACIENTES COMO VOCÊ QUE SÓ SAEM COM HOMEM CASADO”. COMO SE ISSO NÃO BASTASSE O TERAPEUTA COMEÇOU A CONTAR A PRÓPRIA VIDA, ATENDENDO CELULAR NA SESSÃO, FALANDO DE SEUS FILHOS, CÔNJUGE E AFINS.  CONVIDO VOCÊS, TERAPEUTAS, A ENUMERAREM QUANTAS ATITUDES, PALAVRAS E INTERVENÇÕES INADEQUADAS ESTÃO CONDENSADAS NESTAS  PALAVRAS:
    ERRO 1- NÃO INVENTE APELIDOS PRECOCES PARA SEUS PACIENTES. “FOFINHA”, “LINDINHA”, PODEM SER INTERPRETADOS DE FORMA DIFERENTE DA ESPERADA. O PACIENTE PODE SE SENTIR RIDICULARIZADO E INFANTILIZADO.
    ERRO 2 – O TERAPEUTA, REFORÇOU A ANSIEDADE TRAZIDA PELA QUEIXA, CONFIRMANDO O PIOR TERROR SENTIDO PELO PACIENTE, AFIRMANDO QUE ERA VERDADE QUE AS PESSOAS DA SUA FAIXA ETÁRIA ESTAVAM SOZINHAS.  AO INVÉS DE MANTER-SE QUIETO, OU NO MÍNIMO, EMITIR PONTUAÇÕES ACOLHEDORAS E REDUTORAS DE ANSIEDADE,  FEZ O OPOSTO.
    ERRO 3 – O TERAPEUTA USURPOU TEMPO DA SESSÃO DO PACIENTE, ATENDENDO CELULAR, FALANDO SOBRE PROBLEMAS DOMÉSTICOS QUE EM NADA INTERESSARIAM A ALGUÉM QUE ESTÁ LÁ PEDINDO AJUDA PROFISSIONAL.
    ERRO 4- JAMAIS FALE DE DETALHES DE OUTROS PACIENTES. É QUEBRA DE SIGILO, FALTA DE ÉTICA E NESTA SITUAÇÃO FICOU MAIS INADEQUADO AINDA.

     LIDAR COM SENTIMENTOS HUMANOS É UMA DÁDIVA PRECIOSA. TODOS OS TERAPEUTAS ESTÃO SUJEITOS A ERROS, NATURALMENTE. PORÉM,  LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO AS REGRAS APRESENTADAS,  DIMINUEM AS CHANCES DE “CONSEQUÊNCIAS DESASTROSAS” E DA PERDA DE PACIENTES. 
    BOA SORTE PARA TODOS VOCÊS

Nenhum comentário:

Postar um comentário