domingo, 30 de outubro de 2011

Comunicação Não Violenta

Compartilho com vocês o texto de uma amiga psicóloga, que está desenvolvendo este tema agora no brasil!
20/10/2011
por Sandra Caselato
A Comunicação Não-Violenta (CNV) é um método desenvolvido pelo psicólogo norte americano Marshall Rosenberg na década de 70 para resolução de conflitos com base em antigos princípios de não violência.
A CNV nos guia a estabelecer relações de cooperação para que grupos e indivíduos se comuniquem de maneira inteligente, eficaz e empática, e providencia formas práticas de intervir e compreender o c…onflito.
A CNV vem ajudando pessoas a resolver conflitos pacífica e efetivamente em mais de 65 países, nas áreas pessoal, organizacional e política, abrangendo relacionamentos íntimos, famílias, escolas, instituições, terapia, negociações diplomáticas e comerciais, disputas de conflito internacionais e pessoais, mediação e transformação social em diversas camadas sociais, profissões e países assolados por guerras, como Sérvia, Ruanda, Nigéria, Sri Lanka e outras regiões como Oriente Médio.
A prática da CNV facilita a harmonização de nossas necessidades com as de outras pessoas, promovendo a construção de relações de confiança em que há mais disposição para cooperação e apoio. Para isso, aprendemos a reformular a maneira pela qual nos expressamos e ouvimos os outros. Passamos a nos comunicar com mais autenticidade, compreensão e conexão, bem como a ‘ouvir’ as necessidades por trás das palavras dos outros e então conseguimos resolver conflitos mais construtivamente.
Sugestão de leitura: “Comunicação Não-Violenta: técnicas para aprimorar relacionamentos pessoais e profissionais”, Marshall Rosenberg, editora Ágora

Nenhum comentário:

Postar um comentário